Exposições

cartaz latitudes CPS final


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sala Afonso Cruz

LATITUDES
MOST R A C P S # 3

LATITUDES propõe uma viagem visual através da multiplicidade de geografias, técnicas e linguagens que têm marcado o percurso editorial do CENTRO PORTUGUÊS DE SERIGRAFIA. A exposição reúne uma seleção de obras gráficas oriundas de diferentes contextos culturais e artísticos, explorando a diversidade de abordagens — da serigrafia à gravura, da abstração ao figurativo, do gesto expressionista ao rigor geométrico.
Numa parceria que celebra a Arte e a Palavra, o CAE uniu-se à BRUAÁ e ao CENTRO PORTUGUÊS DE SERIGRAFIA. Um encontro que procura promover uma forma de expressão artística acessível e original.

Sala Afonso Cruz | Entrada livre
Horário:

Segunda a quinta-feira: 09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 
ALS 610 7385

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 IMG 7007

CRIATIVIDADE ESQUECIDA 

ALS 

A exposição de desenho “Criatividade Esquecida” reúne 50 obras de ALS espalhadas num período de 10 anos de atividade. Estes desenhos, figurativos, executados em técnica mista e colagem, apresentam-se em composições de várias dimensões que exploram o universo do sonho, do subconsciente e do irreal da condição humana. Cada peça é um fragmento de um mundo onírico, onde figuras reconhecíveis se fundem com elementos desconexos e simbólicos, criando narrativas visuais que desafiam a lógica e evocam memórias adormecidas. A técnica heterogénea — que mistura canetas e lápis de cor, acrílicos e aguarelas, assemblages de papeis reutilizados — reforça o carácter instintivo e sensorial das obras, remetendo o visitante para um território de experimentação criativa bruta e espontânea. O resultado é uma coleção inquietante e poética, onde o real e o imaginário se sobrepõem, convidando a uma viagem íntima e sensível ao interior da mente.  
A mostra propõe uma reflexão sobre a perda da liberdade imaginativa ao longo da vida, convocando o espetador a resgatar a sua própria “criatividade esquecida”.

2 AGOSTO a 28 SETEMBRO | SALA 3 | Entrada livre

Sala 3 | Entrada livre
Horário:

Segunda a quinta-feira: 09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 

 cartazdefinitivo

DEPOIS DA FLOR
DESENHO E ILUSTRAÇÃO DE CALEIAZUL
 

“Depois da Flor” é uma exposição que se desdobra sobre dois momentos do percurso atístico de Tomás Caleia Azul (Caleiazul): 
A ilustração completa da obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago – projeto final desenvolvido no curso de Artes Visuais – Escola Secundária Joaquim de Carvalho (2022); e trabalhos presentes em Diários Gráficos realizados ao longo dos dois anos seguintes no curso de Artes Plásticas, Pintura – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 

2 AGOSTO a 28 SETEMBRO | SALA DE ILUSTRAÇÃO | Entrada livre


Horário:
Segunda a quinta-feira:
09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 

 MAGENTA 2025

 Sala Zé Penicheiro

MAGENTA
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – CONFLUÊNCIAS CRIATIVAS 

A Sala Zé Penicheiro acolhe, de 5 de julho a 28 de setembro, três exposições distintas que refletem a riqueza da criação artística contemporânea, fruto da colaboração entre a Magenta - Associação dos Artistas pela Arte e outras Associações parceiras. 
Mais do que uma simples mostra de obras, este ciclo expositivo celebra a partilha de visões, técnicas e experiências, reunindo artistas com percursos diversos num espaço comum de diálogo e inspiração.
 
Através da pintura, escultura e outras linguagens visuais, esta iniciativa destaca a importância da cooperação entre coletivos artísticos, promovendo sinergias criativas que ultrapassam fronteiras geográficas e estéticas.
 
Durante o período desta residência artística, serão também realizados workshops de pintura para adultos e crianças, com datas a anunciar brevemente.

Programa de exposições  
5 de julho a 1 de agosto - Exposição Coletiva de pintura e escultura, uma parceria com a Associação Espaço QuadraSoltas, do Porto.  
2 de agosto a 30 de agosto -  Exposição coletiva  de pintura, escultura e cerâmica de trabalhos de artistas associados da Magenta- Associação dos Artistas pela Arte. 
3 de agosto a 28 de setembro - Inauguração de exposição de pintura da Associação GensArte, de Gondomar.

5 JULHO a 28 SETEMBRO | Sala Zé Penicheiro | Entrada livre


Horário:
Segunda a quinta-feira:
09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 

Cartaz ANTNIO 1080

 

ANTÓNIO
50 ANOS DE HUMORES

SALA 2 | 1 JUNHO a 28 de SETEMBRO | Entrada livre

A exposição "António: 50 Anos de Humores" é uma celebração do notável percurso, trabalho e dedicação de António Antunes, uma figura icónica no mundo do cartoonismo. Com meio século de contribuições para a arte do Cartoon, esta exposição presta homenagem ao seu talento excecional.
Ao longo da sua carreira, António Antunes tem sido uma voz incisiva e perspicaz, capturando os momentos mais marcantes da sociedade através de sátiras humorísticas. A sua habilidade em transmitir críticas sociais, políticas e culturais de uma maneira inteligente e humorística tornou-o uma figura de referência no panorama do Cartoon.
Na impossibilidade de se expor toda a vasta obra de António – afinal, há meio século que o caricaturista político tem vindo a retratar o mundo como ninguém –, foram selecionadas 130 peças marcantes dos últimos 50 anos para dar conta dos seus traços afinados, a inteligência mordaz, a capacidade de pensar a sociedade e fixar-lhe os momentos cruciais em rasgos humorísticos de génio que o tornam um nome incontornável no universo do cartoonismo.
António coleciona insólitos, personalidades, polémicas, acontecimentos políticos, culturais e sociais, numa análise independente que nos acompanhou nesta redescoberta da liberdade nas últimas cinco décadas. Um número redondo ao serviço da sátira que resulta agora na exposição homónima “António: 50 Anos de Humores”. Impossível ficar de maus humores com esta história do país e do mundo.

António Antunes

Biografia:

António Antunes nasceu em Vila Franca de Xira, em 1953. Cursou Pintura e iniciou-se posteriormente no cartoonismo a 16 de março de 1974, no jornal República, começando a colaborar no semanário Expresso no final do mesmo ano. É autor de Figuras de Lisboa, 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade, realizadas em pedra encastrada, que constituem a animação plástica da estação “Aeroporto” do Metro de Lisboa. Comissário do Cartoon Xira e diretor do World Press Cartoon. Realizou exposições individuais um pouco por todo o mundo. Amplamente distinguido nacional e internacionalmente, destacam-se as condecorações, em 2005, com a Ordem do Infante Dom Henrique no grau de Grande Oficial e, em 2023, com a Ordem da Liberdade no grau de Comendador.

 Sala 2 | Entrada livre
Horário:

Segunda a quinta-feira: 09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 
agenda
 
instagram png instagram logo site

cmffpb