Exposições

cartaz marta nunes

ILUSTRAÇÃO . MARTA NUNES

11 de NOVEMBRO 2023 a 14 de JANEIRO 2024

Marta Nunes nasce na primavera de 1984, em Lousada. Formada em Arquitectura pela Universidade da Beira Interior, é ainda durante o curso que surgem os primeiros trabalhos de ilustração para publicações. Desde 2010 que participa em exposições colectivas e individuais, mas desde 2019 que a ilustração tem sido cada vez mais a sua principal actividade, onde o interesse pela tradição e cultura portuguesa marcam alguns dos seus trabalhos. As expressões, as pessoas e os ofícios tradicionais são o que mais a inspiram na construção de narrativas, mas também os objectos do quotidiano e a poética dos dias úteis.

É membro da Portugal Manual desde 2021.

CAE | Sala de Ilustração | Entrada livre

Horário de visita:

Segunda a quinta-feira: 09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

cae rodap

Gentes do Mar


Divulgao exposio CAE 89

 

Exposição «Aproximações Poéticas - Tributo a Natália Correia e Eugénio de Andrade»
A inauguração da Exposição «Aproximações Poéticas - Tributo a Natália Correia e Eugénio de Andrade» decorrerá no próximo dia 1 de outubro de 2023, às 15:00, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, contemplando ainda a exposição individual de pintura "Desconstruções", do Pintor Joaquim Baptista.
As salas 2, 3 e Afonso Cruz recebem assim um espólio artístico diversificado ao prestar tributo a Eugénio de Andrade e Natália Correia pelos 100 Anos do seu nascimento, com obras de pintura, escultura, fotografia, desenho e artes gráficas, de 100 Artistas, nacionais e internacionais e 7 participações especiais, a par das várias desconstruções da autoria do Pintor Joaquim Baptista que conduzem o público numa viagem pelos significados da arte e pelo questionamento da “estrutura”.
O programa conta com um recital de Poesia e Piano com Cláudia Rocha (piano) e David Morais Cardoso (ator) e ainda o brinde «Figueira de Honra».
Inaugurada em maio, na Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, em Águeda, esta exposição assume-se como 2º ponto da sua itinerância.

 

Sala 3 | Entrada livre
Horário:

Segunda a quinta-feira: 09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 

Jardim Interior CAE DSC 9074

a partir de 24 de junho

Jardim Interior | Entrada livre

No dia 14 de novembro de 2019 o freixo do Largo da Misericórdia - Páteo de Santo António -, com cerca de 300 anos de idade e classificado em 2009 pelo ICNF como árvore de Interesse Público (ICNF: n.º processo KNJ1/537), foi abatido por motivos de debilidade e de segurança pública, após decisão devidamente sustentada em pareceres e avaliações técnicas e com a concordância do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Plantado há 300 anos em frente ao edifício do Convento, que hoje acolhe o Lar de Santo António, o freixo tornou-se uma árvore majestosa com uma forte presença no local onde era já carinhosamente designado de “Freixo de Santo António.” Em 2018, sucumbiu à tempestade Leslie.

Reconhecendo que esta árvore era uma referência daquele espaço e da memória coletiva dos figueirenses, representando um valor importante na história e no património local, o Município preocupou-se em perpetuar essa memória e o simbolismo a ela associado.

E porque as árvores não morrem, do “Freixo de Santo António”, o escultor Paulo Neves talhou as presentes esculturas: Santo António, São João, São Pedro e São Julião, quatro dos mais estimados Santos da Figueira da Foz, que permanecerão preservadas neste renovado jardim interior do CAE e que, pela sua originalidade, não serão indiferentes aos olhares de quem por aqui passa.

 

Horário:

De segunda a sexta-feira: 13h00 às 19h30
Sábados: 14h00 às 19h00
Domingos e feriados: Encerrado
Dias de espetáculo: até ao final do espetáculo

 

cae rodap

Gentes do Mar

 Partilhar Arte

spreads

ESCRITORES - Memórias e Olhares
Fotografias de Fernando Bento

Img Cat SUL SUL

SUL / SUL
Mário Tendinha

Esculturas de Rui Matos 

o luar da montanha suavemente ilumina
o ladrão de flores

Escultura de Rui Matos

 

conceicao ruivo

CR 50 Anos em Arte

Pintura de Conceição Ruivo

ribeirinho

De Cotovelos no parapeito...
Pintura de A. Ribeirinho

 victor costa

VICTOR COSTA - 40 Anos de Pintura
Emoções #7 – Fugas, Refugas

   

 

 

 

 

 

cae rodap

agenda
 
instagram png instagram logo site

cmffpb