Exposições

 

 index 03

5 de JUNHO a 2 de JULHO

Pintura, cerâmica e fotografia. São estas as três áreas do mundo das artes que estarão em exibição nesta exposição apresentada pela Magenta.

Na pintura poderão ser apreciados quadros dos artistas plásticos Carlos Seabra, que traz à Figueira da Foz trabalhos da noite coimbrã, e diversos trabalhos de Emília Rosa. Na fotografia, António Ramos apresenta alguns dos seus olhares captados através da objetiva em diferentes locais. Por sua vez, na cerâmica, Odete Sousa exibe bijuteria e peças decorativas realizadas com a técnica de pit-firing.


Sala Zé Penicheiro | Entrada gratuita


 

 

 

Joo Martins Pereira

6 de JUNHO a 2 de JULHO

Nas Caldas da Rainha, se há edifício que pode ostentar o título e a representatividade de ícone da cidade é o conjunto formado pelos Pavilhões do Parque. Trata-se também do edifício mais fotografado da cidade. Este conjunto arquitetónico é verdadeiramente um caso singular na identidade urbana, um edifício que se transcendeu a si próprio.

Chegou hoje a uma encruzilhada dramática, como se depreende das imagens cruas, num preto e branco propositadamente sóbrio, de João Martins Pereira. O fotógrafo leva-nos ao interior deste complexo para nos revelar a sua última metamorfose: o abandono, o vazio, os detritos, os sinais da degradação a que foi condenado no termo de um percurso de vida exuberante. Sente-se em cada fotografia a tensão do olhar, a surpresa contida, o alerta implícito de um cidadão com memória….

Não preciso de enfatizar como é imperioso e valioso cuidar do destino dos Pavilhões do Parque. É essa a interpelação que estas imagens aqui nos trazem.

João B. Serra

Historiador

 

 

Sala Afonso Cruz | Entrada gratuita

 


 

cmffpb