Exposições

 Aqui h Natal 2

YASMINE E NATAL

Sala Zé Penicheiro

1 a 31 de dezembro

"Aqui há Natal #2"

Nesta exposição os artistas da Magenta-Associação de Artistas pela Arte, sita na Figueira da Foz, expressam diversidade e talento exibindo trabalhos realizados em diferentes  linguagens artísticas, onde não falta o Presépio!

Sala Zé Penicheiro | Entrada livre

Horário:
Segunda a quinta-feira:
09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 

2121 web

 Dia 65 Justwalking6 web

 

 

Sala 3 | Sala Afonso Cruz | 10 de setembro a 31 de dezembro | Entrada livre

Lauren Maganete | 2121 - RETROSPECTIVA OU TALVEZ NÃO

"Lauren Maganete fascina por cada instante que partilha com a obJectiva que a acompanha em permanência, numa dádiva de construção de uma identi­dade e interioridade que comunica connosco, de forma impune e transversal em temperamento que não cessa de transgredir. amando. Nessa paixão que nos contagia, fala-nos de si e da sua permanente viagem .. porque ela é de permanência .. mas em contínuo movimento.
Para onde? Talvez não consigamos respostas, porque nos esventra com advérbios de comparação feitos imagens Momentos ou instantes que nos ins­tigam a falar-lhe ... a perguntar-lhe . a interrogar-nos.
A sua fotografia é a simplicidade do todo, do conjunto, do percurso no quotidiano que não esgota. O compromisso com os passos que esbarram permanentemente com os seus flashes."

A. M. Vieira Duque
Conservador da Fundação Dionísio Pinheiro
e Alice Cardoso Pinheiro

Sala Afonso Cruz | Entrada livre
Horário:

Segunda a quinta-feira: 09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 

 

Cartaz Expo Um Projeto

Sala 2 | 1 de junho a 31 de dezembro | Entrada livre

Um Projeto Com Memória

O local de implantação do Centro de Artes e Espectáculos foi determinante para a definição das suas características formais, moldadas no conjunto volumétrico, de grande sobriedade, que dignifica e valoriza o Parque das Abadias.

Numa perfeita simbiose do edifício com as Abadias, o cenário natural que a transparência do vidro transpõe para o interior, inunda-o de luz. Quer pela cor quer pela textura, todos os materiais estabelecem, de algum modo, uma relação única com a Figueira da Foz, eternamente conotada com a luz, o mar e o lazer.

A dicotomia interior/exterior impele à visita e a sentir o espaço que, na sua simplicidade formal, oferece cultura e convida à fruição. 


 Sala 2 | Entrada livre

Horário:
Segunda a quinta-feira:
09h00 às 23h00
Sextas-feiras: 09h00 às 24h00
Sábados e feriados: 10h00 às 24h00
Domingos: 10h00 às 19h00

 

 
 

Jardim Interior CAE DSC 9074

a partir de 24 de junho

Jardim Interior | Entrada livre

No dia 14 de novembro de 2019 o freixo do Largo da Misericórdia - Páteo de Santo António -, com cerca de 300 anos de idade e classificado em 2009 pelo ICNF como árvore de Interesse Público (ICNF: n.º processo KNJ1/537), foi abatido por motivos de debilidade e de segurança pública, após decisão devidamente sustentada em pareceres e avaliações técnicas e com a concordância do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Plantado há 300 anos em frente ao edifício do Convento, que hoje acolhe o Lar de Santo António, o freixo tornou-se uma árvore majestosa com uma forte presença no local onde era já carinhosamente designado de “Freixo de Santo António.” Em 2018, sucumbiu à tempestade Leslie.

Reconhecendo que esta árvore era uma referência daquele espaço e da memória coletiva dos figueirenses, representando um valor importante na história e no património local, o Município preocupou-se em perpetuar essa memória e o simbolismo a ela associado.

E porque as árvores não morrem, do “Freixo de Santo António”, o escultor Paulo Neves talhou as presentes esculturas: Santo António, São João, São Pedro e São Julião, quatro dos mais estimados Santos da Figueira da Foz, que permanecerão preservadas neste renovado jardim interior do CAE e que, pela sua originalidade, não serão indiferentes aos olhares de quem por aqui passa.

 

Horário:

De segunda a sexta-feira: 13h00 às 19h30
Sábados: 14h00 às 19h00
Domingos e feriados: Encerrado
Dias de espetáculo: até ao final do espetáculo

 

cae rodap

Gentes do Mar

 Partilhar Arte

spreads

ESCRITORES - Memórias e Olhares
Fotografias de Fernando Bento

Img Cat SUL SUL

SUL / SUL
Mário Tendinha

Esculturas de Rui Matos 

o luar da montanha suavemente ilumina
o ladrão de flores

Escultura de Rui Matos

 

conceicao ruivo

CR 50 Anos em Arte

Pintura de Conceição Ruivo

ribeirinho

De Cotovelos no parapeito...
Pintura de A. Ribeirinho

 victor costa

VICTOR COSTA - 40 Anos de Pintura
Emoções #7 – Fugas, Refugas

   

 

 

 

 

 

cae rodap

 
instagram png instagram logo site

cmffpb